WIMBLEDON 2018: ANÁLISE DA 1ª SEMANA DE COMPETIÇÃO !!!

Estamos prestes a entrar na segunda semana do torneio de Wimbledon pelo que vamos analisar como foi a primeira semana do torneio, bem como algo que nunca acontecera em 132 edições do torneio britânico, 51 das quais na ERA OPEN. 

Falamos do facto de nunca tantos  cabeças-de-série  tinham ficado pelo caminho na 1ª ronda no The All England Lawn Tennis and Croquet Club. No total, 21 dos 64 cabeças-de-série ficaram-se pela ronda inaugural, dos quais 10 masculinos e 11 femininos. 

Entre os tenistas eliminados destacamos o búlgaro e 6º pré-designado à vitória no torneio, Grigor Dimitrov, que foi eliminado por Stan Wawrinka num encontro jogado a 4 sets. Outro nome que surpreendeu foi a eliminação da campeã de 2011 e 2014, a checa e 8ª na corrida ao titulo em Wimbledon, Petra Kvitova, que foi eliminada pela atleta bielorussa e 50 no ranking WTA, Aliaksandra Sasnovich, tendo mesmo tido direito a um "pneu" no último set.

Embora Kvitova e Grigor Dimitrov tenham sido eliminados na fase inicial do torneio, o vice-campeão do ano passado, Marin Cilic, também não teve uma estadia muito mais alargada no The All England Lawn Tennis and Croquet Club. O croata foi surpreendido na 2ª ronda do torneio pelo argentino e 82º do ranking ATP, Guido Pella, após ter estado a vencer por 2-0 em sets.

Outros dois nomes que se esperava, pelo menos, que atingissem a segunda semana do torneio eram Simona Halep e Alexander Zverev. O alemão foi eliminado por Ernests Gulbis num encontro jogado a 5 sets e, tal como Petra Kvitova, também Alexander Zverev foi humilhado no último set tendo sofrido também ele um "pneu".  Porém, a maior surpresa do torneio até ao momento foi a eliminação precoce da favorita à vitória em Wimbledon. A romena e 1ª cabeça-de-série, Simona Halep, foi surpreendida pela veterana tailandesa, Su-Wei Hsieh, que sofreu uma reviravolta após ter vencido o set inaugural.

Até ao momento foram eliminados 47 dos 64 cabeças-de-série querendo por isso dizer que a 2ª semana do torneio de Wimbledon vai contar apenas com 17 pré-designados ao titulo, dos quais 10 masculinos e 7 femininos. No quadro masculino, Roger Federer é o favorito à conquista do titulo, já nas mulheres a história muda de figura e a 7ª favorita à vitória no torneio, Karolina Pliskova, é a atleta favorita a conquistar o seu primeiro titulo do Grand Slam e logo em Wimbledon pois a checa nunca tinha passado da 2ª ronda do torneio britânico.

Outros nomes que se podem considerar favoritos é Novak Djokovic e Rafael Nadal, embora no meu entender Djokovic leva a melhor. O sérvio de 31 anos está a fazer um grande torneio e aparenta estar em grande forma sendo por isso o único jogador capaz de fazer frente a Roger Federer que parece estar bem encaminhado para conquistar o seu 9º titulo em Wimbledon. Porém, o sérvio não se pode precipitar e os ótimos resultados que está a ter não lhe podem subir à cabeça pois Djokovic não se pode dar ao luxo de fraquejar e isso pode mesmo vir a acontecer num jogo mais equilibrado ou mais longo visto que está muito pressionado para ter novamente um grande resultado.

Caso tenham gostado, não se esqueçam de deixar um LIKE e de PARTILHAR com os vossos amigos, de preferência os que são fãs de ténis. Obrigado.

Comentários