AUSTRALIAN OPEN 2018- OITAVOS DE FINAL

Já foram jogados todos os jogos dos oitavos de final da edição de 2018 do Australian Open, e com eles vieram os 8 jogadores já apurados para a próxima fase do torneio.
- O primeiro jogo dos oitavos de final, opôs o número 1 mundial e vice-campeão do torneio, Rafael Nadal, ao argentino e número 26 do ranking ATP, Diego Schwartzman. Foi até ao momento o jogo mais difícil para Nadal, pois o maiorquino até ao momento não tinha cedido qualquer set. Embora o desaire, Nadal venceu por 6-3, 6-7(4), 6-3 e 6-3, e vai agora medir forças frente ao croata Marin Cilic.
- O jogo do croata não foi igualmente fácil, Cilic venceu Pablo Carreno-Busta em 4 sets, sendo 3 deles levados ao limite. Cilic mesmo tendo perdido o primeiro set por 6-7(2), venceu os três seguintes por 6-3, 7-6(0) e 7-6(3) e com esta vitória, o croata ia marcar o seu sétimo encontro frente a Rafael Nadal. O histórico de encontros entre estes dois jogadores não é muito positivo para Cilic, pois em 6 partidas, o croata venceu apenas 1.
- Um outro jogo da jornada foi aquele que opôs o atleta da casa, Nick Kyrgios, ao búlgaro e número 3 do ranking ATP, Grigor Dimitrov. Este, minhas senhoras e meus senhores, foi talvez o melhor jogo da jornada, e talvez do ano. Foi uma partida bastante equilibrada e embora hajam algumas diferenças de ranking, isto demonstra que Kyrgios é um jogador que mais cedo ou mais tarde vai ser top 10 mundial. Infelizmente, a vitória não foi para o atleta australiano, Kyrgios perdeu por 6-7(3), 6-7(4), 6-3 e 6-7(4) e não conseguiu o acesso aos oitavos de final do 1º Grand Slam do ano. Com esta vitória, Dimitrov vai jogar frente a Kyle Edmund em jogo a contar para os quartos de final do torneio.  Kyle Edmund venceu sem grandes dificuldades o italiano, Andreas Seppi, por 6-7(4), 7-5, 6-2 e 6-3.
- Os outros dois jogos que se seguiram foram os que mais surpreenderam os fãs da modalidade. Novak Djokovic e Dominic Thiem foram eliminados da competição, por adversários teoricamente mais fracos.
-Djokovic foi eliminado em apenas 3 sets pelo sul-coreano, Hyeon Chung. Não se pode dizer que Djokovic não se esforçou, antes pelo contrário, o sérvio começou muito mal o jogo mas foi recuperando aos poucos. Embora seja um dos melhores jogadores do mundo, a derrota frente a Chung não me surpreende, pois Djokovic vem de uma lesão que lhe custou metade da época e é normal que venha a perder alguns encontros contra jogadores mais fracos, pois até recuperar o ritmo ainda vai demorar algum tempo. Chung venceu por 7-6(4), 7-5 e 7-6(3) e está pela primeira vez na carreira nos quartos de final de um torneio do Grand Slam.
- O outro encontro foi entre Dominic Thiem e o americano, Tennys Sandgren. Este foi um encontro em que se pode realçar a capacidade lutadora que Thiem possuí. Embora tenha perdido, o austríaco jogou bem e nunca se deixou abalar pelo resultado. Sandgren venceu por 6-2, 4-6, 7-6(4), 6-7(7) e 6-3, e vai agora enfrentar Hyeon Chung.
- Os outros dois jogos não tiveram grande emoção, e eram jogos de fácil acesso para os vencedores. O checo Tomas Berdych venceu Fabio Fognini em apenas três sets, tendo vencido pelos parciais de 6-1, 6-4 e 6-4. O outro jogo opôs o campeão de 2017, Roger Federer, frente ao húngaro, Marton Fucsovics. O suíço fixou o resultado em 6-4, 7-6(3) e 6-2, e vai agora enfrentar o número 20 do ranking ATP, Tomas Berdych. 


Comentários