João Domingues ascende no ranking ATP. João Sousa com queda abruta



Chegou ao fim mais uma semana do calendário ATP e com ela vieram as subidas e descidas no ranking mais importante do ténis masculino. Esta semana tivemos dois torneios ATP, ambos de categoria 250. Foram eles o ATP 250 de Munique e aquele que para todos os fãs portugueses é o melhor torneio do circuito mundial masculino, o Millennium Estoril Open.

Em Munique, Alexander Zverev defendia os 250 pontos conquistados a época passada. Porém, uma série de maus resultados que têm vindo a atormentar o alemão desde o inicio da época fizeram com que este fosse eliminado nos "quartos" frente ao futuro campeão do torneio, o chileno Christian Garin. Com o titulo em Munique, o 2º esta época, Garin subiu umas incríveis 14 posições para ocupar o lugar número 33 do ranking mundial, um novo máximo de carreira para o chileno de apenas 22 anos.

No Millennium Estoril Open, naquele que viria a ser o torneio com o melhor quadro de sempre, era a vez de João Sousa defender os 250 pontos alcançados a época passada com o inédito título do mais importante torneio de ténis em Portugal. O português entrou com o pé direito no torneio realizado no Clube de Ténis do Estoril derrotando na 1ª ronda, o australiano e responsável pela eliminação de Gastão Elias no torneio, Alexei Popyrin, pelos parciais de 6-4, 2-6 e 6-2. Porém, a tarefa na 2ª ronda era ainda mais perigosa. O vimaranense viria a medir forças com o belga e último wild-card da organização, David Goffin, por um lugar nos quartos-de-final da edição de 2019 do Millennium Estoril Open. O melhor tenista português de todos os tempos viria a ser eliminado pelos parciais de 6-3 e 6-2, colocando assim um ponto final no sonho de um inédito bicampeonato. Com esta derrota, João Sousa teve uma queda abruta no ranking mundial, ocupando agora a modesta 75ª posição do ranking ATP.

O torneio viria a ser ganho pelo grego e 1º cabeça-de-série, Stefanos Tsitsipas, que ao derrotar o lucky loser uruguaio, Pablo Cuevas, pelos parciais de 6-3 e 7-6(4), levantaria o seu 3º título da carreira, o 2º esta época e 1º em terra batida. Uma semana de sonho para o jovem tenista grego. Com o titulo no Estoril, Tsitsipas subiu uma posição no ranking mundial, passando do 10º para o 9º posto da hierarquia mundial.

Outro jogador que merece o nosso destaque é o tenista português, João Domingues. O oliveirense chegou à terra batida do Clube de Ténis do Estoril através de um wild-card para o qualifying e só foi travado nos "quartos" pelo futuro campeão do torneio, Stefanos Tsitsipas, e após ter dado muita luta naquele que era o seu 1º encontro frente a um tenista do top-10. Com a grande prestação no Estoril, Domingues subiu umas incríveis 29 posições no ranking mundial, ocupando agora o lugar 185 do ranking.


Comentários