DEL POTRO É CAMPEÃO EM INDIAN WELLS !!!

Juan Martin Del Potro, novo número 6 do ranking ATP, conquistou um dos maiores títulos da sua  carreira, o ATP Masters 1000 de Indian Wells, sendo este o seu primeiro torneio Masters  da  carreira. O argentino derrotou na final o suíço e 5 vezes campeão do torneio, Roger Federer, protagonizando um dos maiores jogos desta temporada. Delpo fixou o resultado em 6-4, 6-7(8) e 7-6(2) após ter enfrentado 3 pontos de jogo ao cabo de 2:45 de encontro.

Obviamente que todo o favoritismo recaia para Federer pois, dos 25 encontros jogados, o suíço venceu 18, mas este fracassou muitas vezes frente ao argentino em momentos decisivos. O mais marcante foi a final do US Open de 2009 em que Federer saiu derrotado mesmo após ter estado a vencer por 2 sets a 1. Os mais próximos do suíço afirmam que esta foi a derrota mais difícil de ultrapassar em toda a sua carreira e que as memórias desse jogo surgem sempre que Juan Martin Del Potro é o adversário a enfrentar. E o jogo de ontem não foi diferente. O argentino voltou a levar a melhor frente a Federer.

Quanto ao encontro este foi bastante equilibrado e arrisco-me a dizer que foi o melhor encontro da temporada. Assistimos a dois jogadores com estilos de jogo um pouco diferentes, sendo Federer um pouco mais técnico e Del Potro recorrendo mais ao jogo direto com bolas muito fortes ao corpo do adversário. Neste jogo, Federer recorreu muitas vezes aos cortes ou à aproximação à rede, algo que tem vindo a utilizar em todos os jogos frente ao argentino pelo que este já estava preparado para que tal acontecesse. Já Del Potro surpreendeu pela positiva, pois, para além da sua direita fortíssima, para mim a melhor do circuito, o argentino recorreu à sua esquerda a duas mãos que estava a sair com grande potência e foi talvez o que mais surpreendeu Federer que estava à espera duma esquerda spinada e sem grande força.

Em todo o encontro, assistimos a um Federer muito nervoso e que estava a cometer erros que não são normais a um número 1 mundial. O suíço estava constantemente a reclamar com o árbitro da partida e chegou mesmo a bater com a raquete no chão, algo raro em Federer, mas esta não foi com grande força e a raquete não sofreu qualquer dano pelo que não recebeu nenhum warning.

Com isto seguimos para o Miami Open, torneio esse que se joga de 20 de Março a 1 de Abril e o único português já confirmado é o João Sousa que ocupa o lugar número 80 do ranking após ter feito uma participação excecional ao eliminar Alexander Zverev. O outro português que pode entrar em prova é Gastão Elias que se encontra a disputar o qualifying ocupado o lugar de 5º cabeça de série. Quem não vai poder jogar é Dominic Thiem que se encontra lesionado no pé direito.

Antes de mais peço desculpa por não ter feito a cobertura do ATP Masters 1000 de Indian Wells pois tive um problema com a minha operadora ao qual demorou 2 semanas a instalar o serviço de internet em minha casa. Caso tenham gostado não se esqueçam de deixar um gosto e de partilhar pois ajuda-nos imenso. Obrigado e até ao Miami Open.




Comentários