JOÃO SOUSA PELO MUNDO- O ATP 500 DO DUBAI NÃO FOI FELIZ PARA O PORTUGUÊS

João Sousa, 72 do ranking ATP, cede frente ao francês e número 99 da hierarquia mundial, Pierre Hugues Herbert, em 3 sets, pelos parciais de 6-4, 4-6 e (8)6-7 e com este resultado o português está fora do ATP 500 do Dubai. 
- Como referi na minha publicação anterior, a passagem de João Sousa à próxima ronda do torneio era bastante importante pois o português não ganhou qualquer ponto nos dois últimos torneios em que participou, Roterdão e Marselha, e os 45 pontos que arrecadava da passagem aos oitavos de final do torneio do Dubai eram muito úteis para uma eventual subida ou mesmo para a manutenção do seu lugar no ranking. O mais certo é o português vir a descer, no entanto temos de esperar até à próxima atualização do ranking para vermos se foi, ou não, uma grande descida.
- Quanto ao encontro este como se pode ver pelo resultado foi bastante equilibrado. Tivemos níveis de ténis bastante semelhantes e o alongar da partida já era esperado. O português começou melhor o encontro e ganhou o 1ºset tomando assim a liderança do memo. No 2ºset, Herbert recuperou dessa desvantagem usando uma das suas armas, a subida à rede, pois jogando muito na vertente de pares isso faz com que a subida à rede seja frequente no seu jogo. No 3ºset tivemos o set mais equilibrado de todo o encontro e este só foi decidido através de um tie-break. O português teve 3 pontos de jogo no entanto não conseguiu aproveitar nenhum e perdeu o encontro. 
- Tivemos também um momento algo polémico que envolveu o português. João Sousa parou uma jogada pois dizia ter visto a bola a sair, no entanto a equipa de arbitragem não assinalou a bola como sendo fora. Como é habitual de João Sousa, este reclamou afirmando que a bola tinha sido fora, no entanto o court em que o português se encontrava a jogar não possuía o "olho de falcão" e por isso o ponto sorriu a favor de Herbert. Chateado com o sucedido, Sousa discutiu com o árbitro e isso valeu-lhe um ponto de penalização no inicio do jogo seguinte.


Comentários